O que é um certificado de eficiência energética?
Um certificado energético tem em conta os materiais de construção, isolamento e ventilação da propriedade, sistemas de aquecimento e arrefecimento, portas e janelas (por exemplo, vidros duplos) e posicionamento / exposição solar. Um arquiteto ou engenheiro qualificado deve visitar a propriedade para avaliar esses aspectos e calcular a sua eficiência térmica, para apresentar à ADENE (agência governamental de energia) que emite um certificado que classifica a propriedade de A+ (superior) a G (menor).
Edifícios com licença de construção emitida antes de 2006 devem ter um certificado de energia, mas não são obrigados a cumprir qualquer grau em particular. Os edifícios com uma licença de construção emitida após 4 de julho de 2006 devem estar classificados de grau B ou superior. Se uma propriedade é classificada como grau A ou A+, isso pode-se refltir numa redução de impostos IMI ou IRS.
É da responsabilidade do vendedor fornecer o certificado de eficiência energética da propriedade. Se é um vendedor, entre em contato connosco para obter mais informações sobre como obter um certificado energético e os seus custos (que variam de acordo com o tamanho da propriedade).